Football Stars é um jogo de cartas ilustradas para 2 a 6 jogadores.
Tem como pano de fundo o mundo do futebol.
Existem 3 versões que são produtos oficiais licenciados pelos três maiores clubes portugueses:
FC Porto, Sporting CP e SL Benfica.
A ação desenrola-se durante os treinos do clube.
Tem como objetivo contratar um treinador, definir uma tática e formar um "onze inicial".
Joga-se numa mesa e conquistam-se jogadores ao oponente através de confrontos.
É apresentado um leque de 53 jogadores de várias épocas desde 1980.
Joga-se com um único baralho que é composto por:
Cartas de equipa (jogadores, treinadores e táticas)
Cartas de condição (ginásios, claques, lesões, contratos)
Cartas de ação (personagens, jogadas)
As cartas apresentadas pertencem à equipa fictícia de tutoriais Art and Games FC.
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Cada tipo de carta tem o seu local e tempo próprio para ser jogado.
A mesa de jogo tem várias zonas separadas por linhas imaginárias
Banco
Balneário
Campo de treino
Joga-se por turnos e cada turno é composto por 3 fases
Cartas a jogar:
No banco:
• jogadores (se não estiverem 4 ou mais desse sector)
No balneário:
• táticas
• treinadores (jogam-se por baixo das táticas)
• contratos (jogam-se por baixo dos treinadores)
• ginásios
• claque (Apenas uma por balneário)
Na mesa:
• adeptos
• agentes
• médicos
No banco do oponente:
• lesões
Opções de jogo:
• Descartar treinador para conquistar tática
• Descartar contrato para conquistar treinador
• Colocar/retirar jogadores do ginásio
• Apresentar onze inicial
Cartas a jogar:
Na mesa:
• presidentes
• lesões
• defesas
• cortes
• passes
• remates
Opções de jogo:
• Não provocar confrontos
• Provocar confrontos (max. 4 em simultâneo Deslocar os jogadores para o campo de treino)
• Resolver confrontos
• Capitão +1 ponto
• Trofeu +1 ponto
• Companheiro de sector + 1 ponto
• Quando termina o confronto o companheiro de sector pode ajudar noutro confronto.
Observações:
• Quem provoca os confrontos é quem decide a ordem para os resolver
• Quem é confrontado é sempre o primeiro a agir em defesa
• Só se pode fazer uma ação e esperar que o oponente faça a sua, só então poder fazer nova ação.
Conciliar a mão (levantar até ter 8 cartas na mão)
Opções de jogo:
Todos os jogadores têm a possibilidade de descartar 1 carta da mão.
Dicas gerais:
• Esperar sempre pela vez de agir e não se precipitar a mostrar as cartas da mão
• Ter atenção ao jogo do oponente e não apenas ao próprio jogo
• Não deixar um jogador ficar demasiado poderoso (muitos jogadores por sector)
• Tentar conquistar a claque ao oponente através de um “jogador da casa” (emblema por baixo da foto do jogador do lado direito)
• A lesão é uma excelente carta para vencer confrontos que à partida são difíceis
• Jogar um presidente só quando se tem cartas para dar a volta ao confronto
Treino
Confronto
Reagrupamento
O jogador vencedor é aquele que apresentar primeiro o seu “Onze Inicial”, com treinador e respetiva tática.
Quando estas condições estiverem reunidas, durante o seu turno e na fase de treino, o jogador pode fazer prova do “Onze Inicial” e vencer o jogo.
prova de onze inicial
treinador, tática, GR, DE, DC, DC, DD, MCD, MC, MC, EE, AC, ED